TAMANHO DO ESTÔMAGO DO RECÉM NASCIDO

Se você acha que seu bebezinho está mamando muito pouco, ou querendo mamar a todo momento, confira essa postagem sobre o tamanho do estômago dos bebês recém nascidos.

No primeiro dia, este tamanho equivale a uma cereja!

Com apenas 5 a 7 ml de leite materno seu estômago pequenininho já vai estar cheio. Por isso que bebê fica o tempo todo mamando. Nesses primeiros 3 dias a mamãe tem o Colostro, ele tem aparência ligeiramente transparente e consistência mais liquida. 

Este leite contém os mesmos nutrientes que o leite maduro, porém com mais proteínas e menos gordura, rico em nutrientes e anticorpos. É o suficiente para sustentar o seu bebê nos primeiros dias. 

Entre o terceiro e quinto dia são necessários de 22 a 27 ml e o órgão chega ao tamanho de uma noz. Essa é a segunda fase do leite, a qual se chama leite de transição. 

Nessa fase o leite sofre algumas alterações nutricionais graduais entre as características do colostro e o leite maduro, como a diminuição dos índices de proteína e aumento de gordura e carboidratos.

Na primeira semana o estômago do pequeno cresce ao tamanho de uma ameixa, precisando de no máximo 60 ml de leite, e no final do primeiro mês ocupa o espaço de um ovo: 150 ml são o suficiente para satisfazê-lo.

A terceira fase do leite é conhecida como leite maduro, se inicia apos o 15º dia após o parto. Ele tem aparência mais esbranquiçada e é mais consistente. 

O leite materno contém nutrientes em proporções que acompanham a maturidade do sistema digestivo e as necessidades nutricionais do bebê, para que ele possa crescer e se desenvolver.

A livre demanda da amamentação é muito importante pela necessidade da criança! Nesse início não é mania, e sim a vontade de saciar a fome, que só passa quando estiver com seu pequeno estômago cheio de leite.

 O ideal é que o bebê se alimente exclusivamente do leite materno até os sexto mês de vida, e a amamentação pode se prolongar até o 2 anos de idade do bebê ou até quando mãe e filho quiserem. 

Também é importante a visita mensal ao pediatra, que acompanhará o desenvolvimento do bebê quanto ao peso e medidas.