COMO ALIVIAR ENJOOS NA GRAVIDEZ

 Se eu soubesse dessas dicas que irei te passar agora, com certeza não teria sofrido tanto no início da minha gestação. 

Comigo foi assim: todos os sintomas de gravidez começaram no mesmo dia! O sintoma que me fez questionar "será que estou grávida?" foi o enjoo.  

Basicamente, quase tudo o que eu comia, acabava vomitando depois. Os enjoos vinham todos os dias o dia inteiro, sem conseguir comer direito e nem tomar água (sim, quase fiquei com infecção urinária por causa disso).

Meus enjoos permaneceram da sexta semana de gestação até a décima segunda semana. Foram 4 semanas bem tensas!!!

Cada gestação de cada mulher, os sintomas de gravidez são diferentes. Possa ser que , se eu tiver outra gestação, não passarei pelas mesmas coisas que passei... ou possa ser que sim rsrs'

Não significa que com você vai ser assim também. Cada corpo é único. 

Eu tinha esses enjoos, não sabia que estava grávida e continuei comendo coisas que sempre comi, mas que deveria tomar mais cuidado por estar grávida (por exemplo canela, e eu estava fazendo academia tomando creatina e fazendo abdominais, isso não pode na gravidez!).


MAS POR QUE AS GRÁVIDAS TEM ENJOOS ? 


Normalmente esses enjoos aparecem logo pela manhã (enjoo matinal), são comuns e são atribuídos devido a mudança de hormônios no corpo, em particular ao aumento dos níveis de hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) e estrogênio. Essas alterações hormonais podem afetar o funcionamento do sistema gastrointestinal, causando sensibilidade a certos odores e sabores, além de contribuir para a sensação de náusea.

Além disso, a hipótese é que os enjoos matinais também possam ser uma forma de proteção para a mãe e o feto, evitando a ingestão de alimentos potencialmente prejudiciais durante o período sensível do desenvolvimento inicial da gravidez.

A mulher passa muitas horas dormindo durante a noite sem se alimentar, e assim que acorda, seu estômago está "vazio". Sendo que agora o corpo precisa de energia e alimentação correta para "trabalhar" e assim conseguir gerar um bebê.  


COMO ALIVIAR OS ENJOOS ?

Para aliviar os enjoos matinais durante a gravidez, algumas mulheres encontram alívio com as seguintes estratégias:

  • Comer pequenas porções de alimentos leves e frequentes ao longo do dia, evitando ficar com o estômago vazio.
  • Evitar alimentos gordurosos, picantes ou muito condimentados, que podem aumentar a sensação de náusea.
  • Consumir alimentos ricos em carboidratos, como biscoitos de água e sal ou torradas, antes de levantar da cama pela manhã.

  • Evitar odores fortes que possam desencadear náuseas.

  • Beber líquidos entre as refeições e evitar ingerir grandes quantidades de líquidos de uma só vez.

  • Descansar e evitar ficar muito tempo sem se alimentar.

Cada mulher é única, portanto, é importante experimentar diferentes estratégias para descobrir o que funciona melhor para aliviar os enjoos matinais durante a gravidez. Se os enjoos forem persistentes ou severos, é fundamental buscar orientação médica para avaliação e possível tratamento.


O QUE FUNCIONOU PRA MIM ?

Todos os dias durante essas 4 semanas de gestação, eu ficava muito enjoada o dia todo e vomitava muito.

Com o passar dessas semanas, comecei a entender melhor o meu corpo. 

Eu acordava bem, e uns 5 minutos depois começava o enjoo. Então comecei a acordar e já comer alguma coisa leve. Só para forrar o estômago mesmo depois de tantas horas sem comer (porque estava dormindo).

E começou a dar meio certo kkk. 

Se eu fizesse isso, o enjoo começava depois do almoço, ou na metade da manhã (no caso, eu precisava forrar o estômago assim que acordasse, escovar os dentes e iniciar minha rotina do dia. Em até meia hora depois de acordar, eu precisava tomar meu café da manhã).

E durante a manhã toda eu sempre precisava "beslicar" alguma fruta, ou comer alguma coisa, até porque o sintomas de FOME O TEMPO TODO em grávidas, já havia começado também. 

Eu enjoava com o cheiro da comida quando cozinhava, o cheiro do sabonete quando eu tomava banho, o gosto da pasta de dente então, affff. Tudo me dava enjoo kkk Alimentos que eu já comia, passei a nem querer ver mais (feijão e ovo por exemplo). 

Outra coisa que passou a funcionar pra mim , é tomar água com limão assim que eu começasse a enjoar antes do almoço ou jantar. Noooossssaaa, como alivia!!! 

Claro que teve vezes que essas minhas duas técnicas não funcionava. Mas na maioria das vezes me ajudava muito! 

Entrei nas 12 semanas de gestação e esse sintomas sumiu. Ufa, que alívio! 

Não tive mais enjoos durante o restante da gravidez. 

Espero ter te ajudado de alguma forma com esse post! 

Se você conhece alguma grávida que está passando por essa mesma situação, indique essa postagem ;)